domingo, 6 de novembro de 2011

Os Filósofos e a Educação

Tempo de Duração: 23 min cada
Ano de Lançamento: 2009
Qualidade: DVDRip
Formato: Avi
Audio: Português
Legenda: -
Tamanho: +- 230 MB cada
Sinopse: O que os filósofos têm a dizer aos educadores? Muito. A começar por ajudar na compreensão dos papéis do professor e no desenvolvimento dos alunos, os limites e as potências de sua atuação, além do que fazer para melhorar suas práticas educacionais e pedagógicas.
Esta coleção traz um dos filósofos e educadores mais reconhecidos do Brasil, Antônio Joaquim Severino, doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Educação da USP, falando das inestimáveis contribuições à Educação de pensadores como Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Nietzsche e Gramsci e outros.

Episódio 01: Sócrates, Platão e Aristóteles
Educação e o processo do homem rumo à perfeição; A busca do sentido em nossas ações; Sócrates e a defesa do conhecimento; A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica; Entendimento, moral e virtude; Platão: o Mundo das Idéias; Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência; O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média.

Download (Opção 01 - JumboFiles)

Episódio 02: Kant
Comparação entre o projeto iluminista da Modernidade e filosofias anteriores. O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos; Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento; A ciência e a moral na escola; As condições e a emancipação do sujeito.

Download (Opção 01 - JumboFiles)

Episódio 03: Nietzsche
Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo; Uma filosofia construida a marteladas; A crítica à cultura decadente do mundo ocidental; Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais; Propondo a constituição de um homem superior; A educação em busca da liberdade do espírito.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - FileRIO)

Episódio 04: Gramsci
O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são filósofos; A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso; O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade; A educação, a ideologia e a contra-ideologia; A educação como força de transformação; Consciência teórica e vida real; Atividade teórica e atividade prática.

Download (Opção 01 - Oron)
Download (Opção 02 - FileRIO)

Episódio 05: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome à tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade - formar o cristão.
Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.
Cristianização do Platonismo ao Aristotelismo; Escolástica; Relação entre fé e razão; As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino; O agir em conformidade com a essência; Educação como purificação; Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência; A formação do homem espiritual.

Download (Opção 01 - Oron)

Episódio 06: Marx
O pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas áreas da atuação humana, desde filosofia, economia, sociologia, até a educação.
Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a tranformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.
Historicidade de Hegel; Materialismo histórico e dialético; Categorias marxistas; Filosofia da práxis; Superação do capitalismo; O papel da educação.

Download (Opção 01 - Oron)

Episódio 07: Rousseau
Em uma época em que a filosofia tratava do homem como um ser abstrato, Rousseau propôs uma visão radicalmente diferente e passou a pensar no homem como um ser concreto e histórico. Preocupado com a felicidade dos seres humanos, buscou saber o que tornava infeliz o homem, que julgava nascer feliz e em harmonia com a natureza.
Rousseau acreditava que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e fazia uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a educação está no centro dessa construção.
Revolução filosófica: o homem concreto; O homem e a natureza; Contrato Social; Naturalismo e antropocentrismo; Emílio: uma proposta de Educação; Rousseau e a educação contemporânea.

Download (Opção 01 - Oron)

Episódio 08: Descartes
René Descartes introduz as bases da ciência e da filosofia modernas, bem como lança as referências de uma nova educação, baseada no conhecimento objetivo da realidade. Trata-se do conhecimento científico metódico e criticamente estabelecido, mediante o qual se conhece também o modo de agir, o caminho adequado da ação.
Um método seguro para o conhecimento da verdade: Discurso do Método; Dualidade do homem: Corpo e espírito; Penso, logo existo; A extensão dos corpos e a substância divina; Bases da ciência e filosofia modernas; Educação baseada no conhecimento objetivo da realidade.

Download (Opção 01 - Oron)


SENHA PARA DESCOMPACTAR: V1D305R1P
Screen:


4 comentários:

ADM-JO disse...

cara, tava esperando vc reupar esses vídeos... obrigado... espero q vc complete todos eles... obrigado mesmo..

Guilherme disse...

Já tenho toda esta série, só falta recuperar os links do Mediafire.

Vitor disse...

Bem, confesso que dormi um bocado assistindo essa série,kkk, mas gosto é relativo ne, com certeza agradará a muitos aqui! Valeu pelo grande trabalho feito sempre!

Guilherme disse...

Eu tbm quase peguei no sono kkk, mas vale a pena.