sábado, 8 de maio de 2010

Grandes Portugueses: Luis de Camões

Tempo de Duração: 48 min
Ano de Lançamento: 2008
Qualidade: TVRip
Formato: Avi
Audio: Português
Legenda: -
Tamanho: 575 MB
Sinopse: Os Grandes Portugueses é um projeto que ultrapassa largamente as fronteiras de um simples programa de TV. Cobrindo vários níveis de multimídia, o programa combina entretenimento, documentário, biografia, grande espectáculo e informação. Em paralelo, inclui uma grande campanha, em todos os meios disponíveis, para motivar os portugueses a nomear a sua figura histórica preferida. No programa você vai eleger – através do seu voto – a personalidade mais marcante da História de Portugal, a personalidade que mais contribuiu para a grandeza da História de Portugal.

Episódio 02: Luís de Camões
O professor Helder Macedo é o defensor de Camões no programa "Grandes Portugueses". Segundo Helder, Camões tem sido usado, ao longo dos séculos, para simbolizar as mais contraditórias ideologias: a fé, o império, a República, a ditadura de Salazar, as guerras coloniais, e agora até a nossa atual democracia. Chegou-se mesmo a associar Camões a um “dia da raça”, como se houvesse tal coisa como uma raça portuguesa, como se nós não fossemos uma salutar mistura de muitas raças. Mas não é por tudo isso que Camões é o maior dos portugueses.

Para Helder Macedo, o Camões que é o maior dos portugueses não é o Camões das comemorações, é o Camões que excede todas as ideologias. Camões foi o primeiro poeta europeu com experiência direta de nações e de culturas tão diferentes da nossa quanto eram então as da África, da Índia, da Indochina. Celebrou o encontro do Brasil a Ocidente. Depois das viagens pioneiras dos portugueses, tinha deixado de haver apenas Europa na consciência europeia. Ele foi o pioneiro da moderna consciência universalista.

Download

Nenhum comentário: